Como Proteger o Patrimônio do Empreendedor de Dívidas Empresariais
O direito empresarial oferece duas opções de responsabilidade dos sócios com relação às obrigações da empresa: responsabilidade limitada e responsabilidade ilimitada.
Nas empresas com responsabilidade limitada, os sócios só são responsáveis pelos prejuízos do negócio dentro dos valores de suas cotas de participação, enquanto nas de responsabilidade ilimitada, os sócios respondem com seu patrimônio pessoal por todas as dívidas da empresa.
Para proteger o patrimônio do empreendedor, é recomendado que ele adote a responsabilidade limitada na sua empresa, especialmente na forma de uma sociedade limitada unipessoal, que blinda o patrimônio do empreendedor e faz com que as obrigações da empresa sejam exclusivamente da empresa.
Isso é especialmente importante ao negociar com fornecedores, pois diferentemente de um Microempreendedor Individual (MEI), o empreendedor não está vinculado como pessoa física às obrigações da empresa.
Atenção! É importante sempre buscar aconselhamento de um advogado especializado antes de tomar qualquer medida relacionada a questões legais. Somente um advogado poderá oferecer uma avaliação precisa e personalizada do seu caso, e fornecer as informações e orientações necessárias para proteger seus direitos e interesses.
ESSE TEXTO É APENAS INFORMATIVO.
Referências Bibliográficas: Manual de direito comercial : direito de empresa / Fábio Ulhoa Coelho. – 23. ed. – São Paulo : Saraiva, 2011
1 Comentários
Ótimo conteúdo👏👏👏👏
ResponderExcluir